Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

Um Dia em BH - Roteiro Gastronômico

Este post foi criado para apresentação no programa de treinamentos oferecido pela Abrasel - Bem Receber Copa e Ministério do Turismo


Ao programar uma visita à BH, chegue bem cedo! Aproveite a atmosfera hospitaleira da cidade que acorda cedinho para passar o café e assar fornadas e mais fornadas de pães de queijo, receitas familiares e bem tradicionais.

Seja por terra ou pelo ar, não importa a direção que se tome, chegar aqui é ir de encontro com a mistura perfeita entre a natureza, o jeito mineiro de construir uma paisagem urbana que mais parece o ornamento do cenário que lhe empresta o nome e acima de tudo com sua rica gastronomia.

Quem passa por aqui deve separar ao menos um dia para conhecer e desvendar nossos sabores.

A primeira parada do dia deve ser bem demorada, sem pressa. Tomar uma café, comer um pão de queijo e uma bom pedaço de broa de milho e bater um dedo de prosa no balcão do Café Nice, casa que funciona há mais de 65 anos no coração do comércio da capital mineira e que foi ponto de encontro de políticos e intelectuais de várias gerações, é sem dúvida uma ótima pedida. Lá é possível tomar café ao lado de um taxista ou de um milionário excêntrico e você nem irá perceber isto. O turista pode aproveitar e partir para as compras nas vias de comercio popular ou de departamentos, ou visitar centros culturais como o Conservatório Mineiro de Música, Palácio das Artes, Instituto Moreira Sales e outras casas relacionadas à cultura e artes locais e de outras regiões.




Depois de visitar estes locais,  o turista não pode deixar de seguir até o Mercado Central. Um rico universo de cores, cheiros e sons lhe aguarda e quase toda nossa cultura está representada em um só local.

O almoço fica por conta das inúmeras opções de comidas típicas e feitas praticamente aos olhos do freguês, O Casa Cheia, como o próprio nome diz, está sempre pronta para receber bem o turista e seus pratos já foram até premiados por diversos concursos. O sabor dos quintais mineiros e o gostinho de comida de mãe com certeza lhe convidarão para se assentar e faze um pedido enquanto prova uma cachaça da roça. Ainda na região centro sul, e representando bem a cozinha mineira, temos o Dona Lucinha e o Maria das tranças.

Para quem escolheu visitar o conjunto arquitetônico da Pampulha com as obras de Niemeier e Burle Marx, o almoço fica melhor se for com o gosto das fazendas mineiras que o restaurante Xapuri oferece aos seus fregueses. De sobremesa, vale se fartar de doces da fazenda, cristalizados ou de compotas, lojas não faltarão para comer ou levar de lembrança para quem ficou em casa.

O passeio continua pela cidade, e quem quiser conhecer mais a nossa história pode mergulhar em nossos documentos, fotos e arquivos de áudio e vídeo que estão em exposição permanente no Museu Histórico Abilio Barreto, este casarão remanescente do velho Curral Del Rey, abriga em seu anexo modernista e com as curvas que parecem imitar nossas montanhas, o charmoso Café do Museu que fará da sua tarde um momento de paz e tranquilidade que só o local pode proporcionar, avistando os jardins pelas janelas e vendo a luz do entardecer ficando cada vez mais âmbar, só fica melhor quando acompanhado de um café bem cheiroso e deliciosos biscoitos de queijo à venda no local.

Já é fim de tarde, o passeio ainda não acabou e a cidade tem se tornado cada vez mais boemia e festeira quando o assunto é noite e diversão e uma das regiões mais privilegiadas para isto é a região centro sul da cidade. Lá você encontra a noite perfeita para cada estilo e para cada tribo.
Para quem busca um happy hour descontraído e com um toque exótico, o Rima dos Sabores oferece chopp gelado com deliciosas coxinhas de jacaré, vale a pena experimentar e pedir para conhecer a carta de cervejas do local! Quem busca um jantar mais leve em ambiente agradável e de fácil localização, o Xanadu oferece o melhor do pescado na capital mineira. Ao chegar, você poderá ser recebido pelo proprietário ou por simpáticos garçons que dão as boas vindas com o melhor caldo de bacalhau da cidade, só para abrir o apetite!!!
Se o que você procura é boa comida, ambiente descontraído e a tradição de uma casa que há anos no mesmo ponto já virou uma referência na cidade, o restaurante Casa dos Contos irá oferecer o que você precisa antes de seguir para alguma balada ou depois de ir a uma boa peça de teatro ou um bom filme no cinema dos shopping da região.


Venha para BH e descubra as cozinhas de Minas e do Mundo em uma só cidade!
Chef Juliano Marques

Café Nice
Av. Afonso Pena, 727 - Centro
(31) 3222-6924

Café do Museu
Av. Prudente de Moraes,  202  MEZANINO

(31) 3291 5320
Mercado Central
Rua Pe Belchior, 148 - Centro
(31) 3274 9473

Restaurante Xanadu
R. Aimorés, 2474 - Santo Agostinho
(31) 3261-1757
 
Restaurante Dona Lucinha
Rua Sergipe, 811
(31) 3261-5930

Restaurante Maria das Tranças
Rua Prof Moraes, 158
(31) 3261-4802

Restaurante Xapuri
Rua Mandacaru, 260
(31) 3496-6198

Rima dos Sabores
Rua Esmeralda, 522, Prado
(31) 3243 7120

Casa dos Contos
Rua Rio Grande Norte, 1065
(31) 3261-5853



12 comentários:

  1. Anônimo30/3/11

    Adoro roteiros assim! Gosto muito do mercado central, lá a gente encontra de tudo e ainda come um petisco com cerveeja bem gelada! Amanda

    ResponderExcluir
  2. Anônimo30/3/11

    UHM! aquele Mercado Central é democrático mesmo!
    Um ambiente maravilhoso, sempre que podemos nos permitimos o prazer em visitá-lo.

    Eu, Tuco,José e Jorge.

    ResponderExcluir
  3. Oi Net! O mercado é minas e o brasil em um só local. Lá os povos e as tribos se encontram!
    Você sabia que lá ja teve um restaurante maranhense? Em uma próxima oportunidade eu conto mais sobre isto.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo31/3/11

    Adoro o Mercado e para mim, o melhor restaurante mineiro é o Xapuri. Sempre que recebo alguma visita aqui em BH eu levo para conhecer a Pampulha e almoçar lá no Xapuri. Francisco Chagas

    ResponderExcluir
  5. Anônimo31/3/11

    Bom dia, acabei de ler o post, achei muito legal você falar do Café do Museu, poucas pessoas sabem que o Abílio Barreto é o museu que fala sobre a historia da mossa BH! Parabéns! Angela Gusmão Pena

    ResponderExcluir
  6. Anônimo31/3/11

    Olá, sou estudante de turismo e gostaria muito de saber sobre este programa da Copa de 2014, como faço para participar? Cecília Moura

    ResponderExcluir
  7. Anônimo31/3/11

    OI Chef ! Nunca deixo de acompanhar seus posts! Gostaria de dizer que você está contribuindo muito para a cultura gastronômica da cidade, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo31/3/11

    Sou de Diamantina e adorei a postagem sobre Belo Horizonte, aqui em Diamantina temos muitas atrações gastronômicas também, quem sabe não vale uma postagem!!!!!! Abraços e parabéns!
    Raquel D.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo31/3/11

    Adoro o Dona Lucinha e mais ainda asimpatia dela!!!! Sempre recomendo um bom almoço por lá! Culinária bem mineira, bem a nossa cara! Maria Luiza Freitas.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo31/3/11

    Oi Juliano, tudo bem com vc? Sou o Gustavo que trabalhou com vc. Nossa que blog interessante! Abraços Chef!!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo31/3/11

    Juliano, seu blog está excelente! adorei! Andrea Gurgel

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/4/11

    Oi,Juliano tudo bem? Gostei muito das sugestões e principalmente vindo de você, que tem um excelente bom gosto! Um abraço.Carina

    ResponderExcluir